Pratos


Calulu de Peixe Fresco



Ingredientes


Peixe Fresco Grosso( quanto basta)     Tomates 3
Cebola 1
Folha de Louro 2
Quiabo ( quanto basta)
Jimboa ( quanto basta)
Óleo de Palma ( quanto basta)


Modo de Preparação

Colocamos no lume a panela com o peixe e o óleo de palma dez minutos ( dependendo do tipo de peixe) antes dos restantes ingredientes, passado este tempo adicionamos o tomate, a cebola, a folha de louro e a jimboa. Deixamos coser aproximadamente vinte minutos e só quando quase no final do apuramento é que adicionamos o quiabo de maneiras a não se desfazerem, deixamos ferver por mais dez minutos, e por fim engrossamos a panela. O engrossar é feito com duas colheres de Mainzena ou fuba de bombôm misturadas em meio copo de água, e colocamos na panela do calulu até ao ponto desejado.

Dica:
Podemos também fazer com a rama de batata e a bringela se desejarmos. O Calulu deve ser acompanhado com o funge, seja de milho ou bombôm.


Fonte:
Texto: Elizabeth Silva
Imagem: Chiquinha Culinária








Couve-Repolho de Muamba de Ginguba 



Ingredientes

Repolho(quanto basta)                                                            
Couve (quanto basta)
Alho ( 2 dentes) 
Cebola 1/2
Tomate 2
Muamba de Ginguba (quanto basta)
Azeite (quanto basta)


Modo de Preparação

Leva-se ao lume o repolho e a couve, enquanto a parte faz-se o refogado com o tomate , o alho, a cebola e o azeite. De seguida adiciona-se a panela do repolho com a couve o refogado, e por último a muamba. Esta pode ser também previamente cosida ou colocada directamente sobre a panela. Deixa-se ferver durante dez a 15 minutos.

Dica:
O repolho e couve de muamba de ginguba deve acompanhar o funge e o seu molho.

Bom Apetite!

Fonte
Texto: Elizabeth Silva
Imagem: Elizabeth Silva









Arroz de Peixe                     



ingredientes

Arroz (1k)
Peixe Lírio ou Garopa (500g)
Azeite Doce (quanto basta)                 Cebola(1/2)
Couve (quanto basta)
Cenoura (2)
Pimento (2)


Modo de Preparação

Sabendo que o nosso peixe ja esta previamente temperado com sal, vinagre e alho, e o nosso arroz lavado. Então levamos ao lume a panela com o peixe para dar fervura pois o tempo de cozedura do peixe não é igual ao tempo de cosedura do arroz. Levamos ao lume a panela onde faremos o arroz com azeite e deixamos esquentar adicionamos de seguida a cebola picada, a cenoura, o pimento, a couve e o peixe(depois da fervura).
Juntamos bem os ingredientes e adicionamos o arroz e mexemos bem, adicionamos três copos de água e o sal mexemos bem e tampamos a panela. Deixamos coser o arroz.


Dicas:

Este é um dos pratos comuns no povo natural de Luanda, cidade capital de Angola. Podemos acompanhar o nosso arroz com uma salada(á gosto).
Bom Apetite! 


Fonte
Texto: Elizabeth Silva
Imagem: Elizabeth Silva 









Lombi de Rama de Batata Doce



Ingredientes

Rama de Batata                             

Azeite Doce (quanto basta) 
Cebola (1/2 ) 
Sal (à gosto) 
Alho (3 dentes de alho) 
Tomate (1)
Quiabo (quanto basta)
Bringela (1)

 

Modo de Preparação
 

Após a aquisição da rama de batata cuja raíz é a batata doce, colhemos as folhas dos pequenos troncos e lavamos duas á três vezes ou mais até certificarmo-nos de que esteja limpa (de preferência com água fervida).
Colocamos a rama na panela e levamos ao lume sem adicionar água, pois esta libertará água necessária para da fervura, e fazemos o mesmo, em outra panela com a bringela e o quiabo juntamos a esta meio copo de água e deixamos ferver durante dois á três minutos. Retiramos a panela do lume e escoamos a água da rama libertada durante a fervura. De seguida colocamos a panela ao lume com o azeite e deixamos esquentar, a seguir adicionamos a cebola e o alho picado deixamos alourar, depois o tomate para o refogado. Após ter feito o refogado juntamos a este a rama de batata que anteriormente deixamos a escoar, adicionamos também o quiabo e a bringela com a e o sal . Deixamos no lume durante dez a quinze minutos.


Dicas:
O lombi é uma iguaria pertencente as populações da zona sul de Angola. Ele é feito com a folha (rama) da bata doce, folha de abóbora, ou folha de feijão e deve ser acompanhado com o funge (de milho de preferência), molho e peixe seco.
Bom Apetite!


Fonte

Texto: Elizabeth Silva
Imagem: Elizabeth Silva









                                                                                                                                   

1 comentário: